Ninguém nasce sabendo e ninguém alcança o sucesso da noite para o dia. Você, certamente, já ouviu alguma dessas duas expressões em algum lugar. Elas são bastante conhecidas e utilizadas quando as pessoas querem dizer que é necessário tempo para absorver algum conhecimento ou pegar a prática em determinada atividade.
No mundo dos negócios é bem isso que acontece. Um empreendedor que resolve montar seu próprio empreendimento não terá logo de cara o domínio completo de tudo que é exigido na gestão de uma empresa e também na concepção de uma ideia. Portanto, contar com a orientação e a consultoria de profissionais experientes é tão importante nesse momento.
São muitos os detalhes relacionados à administração e burocracias que precisam de atenção na hora de desenvolver o negócio. Existem questões financeiras, de recursos humanos, planejamento, precificação dos produtos ou serviços, cálculo de rentabilidade e outros pontos que muitas vezes fogem do conhecimento técnico do profissional.
No entanto, mesmo que não tenha esse domínio, ele terá que saber lidar com tudo isso. Até porque muitos casos de falências estão justamente ligados a problemas nesses itens. É comum ver gestores se perderem nas contas, errarem no planejamento ou não contratarem os funcionários certos.
Dessa forma, a consultoria é essencial, nessa etapa, o consultor será uma ponte para a profissionalização da gestão da empresa. Ele apresentará conceitos e formas eficazes de fazer esse gerenciamento, ou seja, mostrará um caminho a ser seguido. E o mais importante: com base em experiência e muito conhecimento adquirido em passagens por diferentes cargos ou até mesmo nos próprios negócios.
Uma demonstração clara disso é, por exemplo, quando um jovem empreendedor decide montar um negócio e, empolgado com a ideia, coloca uma meta alta de rentabilidade já nos primeiros meses, acreditando cegamente no potencial do produto. Em uma conversa com um profissional experiente, ele vai perceber que está indo com muita sede ao pote e que há muito chão a ser percorrido antes de alcançar a meta que estava sendo traçada inicialmente. Sendo assim, os objetivos serão readequados de acordo com o momento do negócio.
No fim das contas, o objetivo desse trabalho de consultoria é antecipar erros, minimizar riscos e tornar o processo mais assertivo, evitando possíveis prejuízos ou até mesmo quebras.
A orientação para empreendedores iniciantes também tem outra função, que é a de ajudar a aperfeiçoar o produto ou o serviço, tornando-o mais preparado para o mercado. Muitas vezes o profissional tem uma grande ideia de tecnologia, mas, sem a experiência, não sabe qual é a melhor forma de desenvolvê-la e oferecê-la ao público. Desse modo, algo com grande potencial pode acabar se perdendo.
O consultor ou mentor, como também pode ser chamado, terá o papel de mostrar ao empreendedor novas possibilidades. Ele olhará o projeto de forma crítica e poderá, por exemplo, apontar pontos de melhoria ou aperfeiçoamento. Isso porque esse profissional já tem uma boa noção do que costuma dar certo, os aspetos que atraem os clientes ou os que podem atrapalhar.
Vamos imaginar alguém que chega, por exemplo, com uma ideia de aplicativo voltado para o setor da moda, que ajuda as pessoas a estarem conectadas com as principais tendências. O consultor experiente avaliará a ideia e dirá se ela realmente tem ou não potencial inovador e qual a receptividade dessa tecnologia pelo público. A partir das críticas, será possível acrescentar ou retirar algum item e deixá-la mais próxima dos possíveis consumidores.
A possibilidade de ter uma visão externa da ideia é uma das grandes vantagens da consultoria, pois os idealizadores podem estar tão empolgados ou mesmo habituados a ela que não conseguem mais perceber as falhas. Com esse apoio, os empreendedores passam se sentir mais confiantes para continuarem tocando seu projeto, pois terá o aval de pessoas experientes.
Todas as metodologias que usamos, estão norteadas em 03 pilares que achamos de extrema importância para a condução da consultoria para gerar os resultados desejados, são:
Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado plano empresarial, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.
De acordo com o pensamento moderno, a utilização de planos estratégicos ou de negócios é um processo dinâmico, sistêmico, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização; assume-se como um instrumento relevante para lidar com as mudanças do meio ambiente interno e externo e contribuir com o sucesso das organizações.
É uma ferramenta que concilia a estratégia com a realidade empresarial. O plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.
O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
Plano de negócio “é uma obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros”. A estratégia de inserção no mercado talvez seja a tarefa mais importante e crucial do planejamento de novos negócios.
Benefícios do plano de negócio
Aqui se descreve a empresa ou projeto, a necessidade que existe no mercado e como a empresa (ou projeto) pode minimizar ou extinguir essa necessidade.
A finalidade desse tópico é destacar as vantagens competitivas do projeto e uma prévia de retorno do investimento, para despertar o interesse de potenciais investidores.
Nesta etapa apresenta-se missão, visão, valores e objetivos estratégicos do projeto. Com essas informações, tem-se ideia de quanto o projeto deve faturar e como será o tipo de relacionamento do projeto com o ambiente externo.
Aqui se faz uma análise mais aprofundada, avaliando o setor macro e microeconômico, o tamanho do mercado potencial, porque nosso produto/ideia venderia nesse mercado potencial, ameaças e oportunidades do negócio, potenciais clientes, concorrência, fornecedores, avaliação das cinco forças de Porter (análise da concorrência, poder de negociação dos clientes, poder de negociação dos fornecedores, ameaça de novos concorrentes e ameaça de produtos substitutos), avaliação Pestel, entre outros aspectos do mercado que interfiram no projeto.
Neste tópico desenvolve-se a estratégia de marketing (pode-se utilizar a técnica dos 4Ps – preço, produto, praça e promoção – ou um meio mais objetivo), descrevendo com mais propriedade o produto, vantagens competitivas, plano de pesquisa e desenvolvimento, preço de comercialização, estratégia de distribuição, canais de relacionamento e de propaganda, avaliação BCG (introdução, crescimento, maturidade e declínio), entre outros itens necessários.
Existem vários modos de estruturar a estratégia de preço e marketing, pois ela se baseia em tipo de produto (consumo ou uso, serviços, etc.), estilo de compra (recorrente ou não) e outros determinantes.
Consiste na descrição de estrutura, processo organizacional, incluindo layout do local, capacidade produtiva e demanda de capital humano e respectivas responsabilidades, definindo-se, também, nível de instrução, perfil profissional e pessoal.
Caso exista mais de uma fase de projeto, com mudanças operacionais, essas devem ser descritas, mostrando que as diferenças estão alinhadas ao restante do plano.
O plano financeiro envolve todas as variáveis relacionadas ao dinheiro necessário para o projeto sair do papel, como:
– Investimento inicial;
– Perspectiva de resultados e retorno do investimento (Payback);
– Projeção de demonstrativos contábeis (Fluxo de Caixa e Demonstração do Resultado do Exercício);
– Estimativa do ponto de equilíbrio e a taxa interna de retorno (TIR);
– Criação de cenários projetados, a análise de oportunidade;
– Outros indicadores relacionados a particularidades do setor do projeto.
Essa parte reforça a viabilidade do projeto, mostrando em números os custos e o retorno.
São considerados riscos do negócio todos os fatores que podem causar prejuízo aos investidores, incluindo desde o não pagamento por credores e financiadores, até imprevistos como incêndios, alagamentos, vendavais, etc.
Aqui se faz a proposta de aporte de capital para o potencial investidor.
Detalham-se itens que serão realizados com determinado aporte, e, muitas vezes, existe a necessidade de vários aportes de menor valor (no caso de investimentos de valor elevado, por exemplo).
É a parte do documento que descreve os responsáveis pelo plano de negócio, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.
O fato de mostrar quem são os desenvolvedores do projeto, seus feitos e trajetória profissional traz segurança para o empreendedor e o possível investidor.
O serviço de Viabilidade de Projetos consiste em analisar os planejamentos que uma determinada empresa gostaria de incorporar, comprovando, por meio de pesquisas, se os mesmos tem grandes chances de sucesso. Para isso, são realizadas análises que estudam o projeto, a situação do cliente e do mercado.
A metodologia pode ser utilizada por empresas de diversos portes, que possuem determinado projeto e gostariam de estudar sua viabilidade, desde uma nova empresa até o lançamento de um produto.
Benefícios
• Obtenção de informações a respeito da incorporação de um novo projeto;
• Tomar consciência da projeção financeira de um possível negócio;
• Análise do futuro negócio e de todas as suas diretrizes;
• A viabilidade de projetos garante um retorno de investimento (ROI) mais rápido.
A elaboração do Projeto de Implantação da Empresa consiste em definir o cronograma de ações necessárias para a implantação da nova empresa, etapa por etapa.
Além disso, vamos orientar o empreendedor durante a realização das ações, o acompanhando na fase inicial de implantação da empresa.
O objetivo desta consultoria é colocar o projeto em prática de forma correta, diminuindo os riscos e otimizando os processos para aproveitar ao máximo o tempo e os recursos disponíveis.
O Projeto de Implantação da Empresa é individual e as etapas variam de acordo com a necessidade de cada negócio. Compreende, mas não se limita, às seguintes etapas:
• Análise do Background (vivencia na área de atuação) do Empreendedor
• Análise do Plano de Negócios Existente e Objetivos do Empreendimento
• Definição do Cronograma Detalhado de Lançamento com Etapas e Plano de Ação
• Definição de Metas e Indicadores de Desempenho da Implantação
• Acompanhamento das Ações Previstas no Plano, com Foco na Implantação
• Cada empreendimento é um universo único. Assim, o projeto de consultoria será elaborado e conduzido de acordo com as necessidades de cada empresa.
IMPORTANTE: Para fazer o Projeto de Implantação da Empresa, é importante que o Plano de Negócios já esteja pronto e que esteja bem planejado.