Consultoria em Gestão Empresarial

Diagnóstico Empresarial

O Diagnostico Empresarial é uma ferramenta que apresenta uma visão mais ampla, clara e precisa sobre diversos aspectos que envolvem a empresa. É um procedimento que evidencia os problemas e oportunidades, auxiliando o gestor a tomar decisões estratégicas assertivas.

Uma boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado se dá através da Análise SWOT, que em português foi rebatizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A ideia central é identificar os pontos fortes e fracos do negócio, propondo melhorias e qualificando processos para tornar-se mais competitivo, técnica usada na realização do diagnóstico.

O diagnóstico tem como foco principal 12 áreas, que são baseadas todas as coletas de dados:

  1. Ambiente externo
  2. Concorrentes
  3. Saúde financeira
  4. Posição no mercado
  5. Atração de clientes
  6. Operações
  7. Situação dos funcionários
  8. Tecnologia
  9. Foco estratégico
  10. Liderança
  11. Partes interessadas
  12. Inovação

O diagnóstico é elaborado em 04 etapas sendo:

A coleta de informações envolve diversas áreas da empresa: Processos administrativos, financeiro, comercial e vendas, recursos humanos, logística interna e externa, operacional e produção.

O Primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que a empresa desempenha sobre a metodologia de trabalho e sobre a cultura que está implantada na empresa até o presente momento.

Usamos na coleta de informações três métodos sendo eles:

  1. Entrevistas. 
  2. Observação de Campo.
  3. Relatório.

Com todas as informações em mãos, organizada de uma maneira adequada para que as análise sejam feitas sem interferências de opiniões, usamos as informações de uma maneira organizacional assim definida:

Áreas

  1. Estratégia
  2. Finanças
  3. Marketing
  4. Operações
  5. Gestão de Pessoas
 
  • Sub Áreas
 

            A1. Estratégia de curto prazo

            A2. Estratégia de médio prazo

            A3. Estratégia de longo prazo

            A4. Analise de ambiente

            B1. Planejamento financeiro

            B2. Controle financeiro

            B3. Margem de contribuição e lucratividade

            B4. Indicadores financeiros

            C1. Planejamento de Marketing

            C2. Mídias online

            C3. Mídias Off-line

            C4. Relação com clientes

            D1. Processos

            D2. Qualidade

            D3. Logística

            E1. Recrutamento e seleção

            E2. Treinamento e desenvolvimento

            E3. Retenção de talentos

 

São feitas as avaliações em cima de três itens fundamentais conforme segue abaixo:

  • Comportamental

Esse item é analisado os comportamentos em geral da empresa.

  • Ferramental

É o que a empresa possui de ferramentas gerais como máquinas, sistema e etc.

  • Técnica

É a técnica que a empresa possui como conhecimento nas aplicações dos processos tanto, operacional, produção e organizacional.

Essa etapa é a mais importante, pois serão as bases para as tomadas de decisões e implantações das ações a serem executadas para que a empresa consiga resolver os gaps encontrados para uma estruturação sólida e eficaz, que garantirá o crescimento ideal e a sustentabilidade a longo prazo.

Apenas saber o que há de errado com a sua empresa não basta.

Devemos perguntar: o que podemos fazer para melhorar essa situação?

Com base nas informações coletadas e nas análises feitas, a consultoria junto com os gestores propõe, soluções efetivamente capazes de corrigir o que quer que esteja impedindo o seu negócio de crescer.

Porém, vale lembrar que essas medidas não serão implantadas e surtirão efeito da noite para o dia.

Tudo precisa ser estrategicamente pensado, com um plano de ação bem definido.

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