Administrar um negócio não é tarefa fácil. Devido à pressão por resultados positivos e a falta de conhecimento, alguns empreendedores acabam tomando decisões equivocadas. Além disso, o grande número de empresas no mercado faz com que os consumidores tenham muitas opções de escolha e tornem-se cada vez mais exigentes.
Para fazer com que sua empresa tenha um ritmo de crescimento acelerado hoje, é importante se preparar em muitos aspectos, utilizando equipamentos e estratégias avançadas e que se destacam no mercado.
Entre as diversas técnicas e ferramentas que devem ser adotadas pela sua empresa, seja ela pequena ou média, está a implantação de um centro de custo. Mas você sabe o que é isso? Entende como ele pode ser útil? Quais benefícios o centro de custo pode trazer para o seu negócio em longo prazo?
No post de hoje, você vai encontrar a resposta para essas e outras perguntas que atrapalham o desenvolvimento de sua empresa. Continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é centro de custo
O centro de custo é uma maneira de separar uma empresa em vários setores, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. Todos os centros de custos juntos representam a empresa inteira, mas cada um possui independência quando comparado com o outro.
Um centro de custos também pode ser entendido como uma unidade dentro de uma empresa que pode representar, por exemplo, um projeto ou departamento da empresa. Os centros de custos podem ser considerados maneiras eficientes de agrupar receitas e despesas, propiciando um melhor conhecimento e análise das partes do negócio.
Ele serve para deixar os diversos setores de uma empresa com mais autonomia, fragmentando-a em diversos pequenos setores, e estes serão responsáveis tanto pela geração de receitas quando pela aplicação dos recursos em despesas. Por isso, a denominação de centro de custo.
O centro de custo na organização das empresas
Há setores que não são capazes de gerar, diretamente, receitas. Esse é o caso, por exemplo, do setor de recursos humanos. Ele ajudará apenas de maneira indireta na geração de receitas e terá uma incidência de custos já prevista pelos gestores de uma empresa.
No entanto, como todos são importantes em seu desempenho, não se pode extinguir este setor pelo fato de ele não trazer receitas diretas, pois ele é necessário. Dessa maneira, uma parcela dos recursos que será aplicada pela empresa será de responsabilidade do setor de recursos humanos.
Treinamentos, cursos, palestras, workshops e outros eventos serão incumbências para os gestores deste departamento e que estarão todos sob o grande guarda-chuva que é o centro de custo de recursos humanos.
Isso pode e deve ser utilizado por todos os setores de uma empresa, não importando o tamanho dela. Neste caso, o setor financeiro, o setor de publicidade de propaganda, a linha de produção, dentre outros, terão parcelas de custo respectivas às responsabilidades que eles possuem.
Como utilizar o centro de custo a favor da sua empresa
Primeiramente, os setores precisam ser identificados e as responsabilidades também. Por exemplo, se um mesmo espaço físico é dividido pelos setores de recursos humanos e financeiro, o aluguel também deverá ser repartido entre estes setores.
Sendo assim, o centro de custos de recursos humanos absorverá como gastos metade do valor do aluguel. A outra metade irá para o setor financeiro. Haverá casos em que estes percentuais não ficarão exatamente em 50% para cada, ou seja, divididos igualmente. Nestas situações, os gestores devem identificar os percentuais respectivos para cada setor.
Uma equipe com muito mais funcionários deverá ter uma parcela maior de recursos repassados para investimento, pois a quantidade de custos com salário será maior. Com isso, pode-se trabalhar de maneira mais consciente, com total noção de onde os recursos de uma empresa são aplicados.
O centro de custo é importante para todos os negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Mas saber exatamente o que é centro de custo traz benefícios principalmente para as empresas menores, pois elas serão preparadas para crescerem mais organizadas e com total controle de quanto e onde são gastos os recursos em suas atividades.
Lembre-se também que uma equipe com muito mais funcionários deverá ter uma parcela maior de recursos repassados para investimento, pois a quantidade de custos com salário será maior.
Com isso, pode-se trabalhar de maneira mais consciente, com total noção de onde os recursos de uma empresa são aplicados.
Os benefícios de se usar o centro de custos
Agora que você entendeu como esse conceito funciona e quais são suas aplicações em uma gestão, confira três benefícios de sua utilização.
Melhora o processo produtivo
Já se foi o tempo em que, para uma empresa obter sucesso, eram necessários apenas produtos com embalagens bonitas e chamativas. Hoje em dia, o êxito empresarial também está atrelado ao seu processo produtivo.
Ao aplicar a política de centro de custos, é possível compreender melhor como todas as atividades são realizadas e, consequentemente, tomar decisões mais assertivas e eficientes.
Seja a contratação de novos funcionários, a realização de cursos de capacitação ou a compra de equipamentos mais modernos, todas as ideias podem ser direcionadas ao crescimento e à melhoria de seu processo produtivo, sempre prezando por sua qualidade.
Diminui despesas
A redução de gastos é algo que todos querem empregar em suas gestões, porém poucos são aqueles que conseguem realizá-la corretamente.
Na maioria dos casos, a diminuição de despesas não é uma consequência direta, por exemplo, da demissão de funcionários. Para que isso aconteça deve-se analisar toda a situação socioeconômica de um empreendimento, visando entender seu funcionamento e como encontrar medidas que o aprimorem.
Com um centro de custos em cada um de seus setores, os gargalos operacionais e financeiros são descobertos e solucionados com facilidade. Assim, os resultados positivos podem surgir naturalmente.
Faz com que as metas sejam alcançadas
As metas servem para nortear a performance de uma empresa. Por isso, elas devem ser definidas de maneira correta e respeitando os limites e as potencialidades de uma gestão.
Quando elas não são alcançadas, existem duas possibilidades: ou os valores estabelecidos não condizem com a realidade da empresa ou há algo de errado em seu processo produtivo. Além disso, nessas situações, seus colaboradores são desmotivados e todos saem perdendo.
Em ambos os casos, com o centro de custos é possível entender suas despesas operacionais e criar objetivos adequados às suas necessidades. Portanto, não perca mais tempo e comece a utilizar o centro de custos para alcançar suas metas, facilitar as operações diárias do setor financeiro e atender às demandas do mercado.
No post de hoje, você aprendeu um pouco mais sobre centro de custo e está preparado para colocar seu empreendimento no caminho do sucesso.
Fonte:https://www.flua.com.br/blog/entenda-o-que-e-centro-de-custo-e-por-que-usar-em-sua-empresa/