O Diagnostico Empresarial é uma ferramenta que apresenta uma visão mais ampla, clara e precisa sobre diversos aspectos que envolvem a empresa. É um procedimento que evidencia os problemas e oportunidades, auxiliando o gestor a tomar decisões estratégicas assertivas.
Uma boa forma de diagnosticar o potencial da empresa perante o mercado se dá através da Análise SWOT, que em português foi rebatizada como FOFA, sigla para Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A ideia central é identificar os pontos fortes e fracos do negócio, propondo melhorias e qualificando processos para tornar-se mais competitivo, técnica usada na realização do diagnóstico.
O diagnóstico tem como foco principal 12 áreas, que são baseadas todas as coletas de dados:
A coleta de informações envolve diversas áreas da empresa: Processos administrativos, financeiro, comercial e vendas, recursos humanos, logística interna e externa, operacional e produção.
O Primeiro passo é coletar o máximo de informações possíveis sobre todas as atividades que a empresa desempenha sobre a metodologia de trabalho e sobre a cultura que está implantada na empresa até o presente momento.
Usamos na coleta de informações três métodos sendo eles:
Com todas as informações em mãos, organizada de uma maneira adequada para que as análise sejam feitas sem interferências de opiniões, usamos as informações de uma maneira organizacional assim definida:
Áreas
A1. Estratégia de curto prazo
A2. Estratégia de médio prazo
A3. Estratégia de longo prazo
A4. Analise de ambiente
B1. Planejamento financeiro
B2. Controle financeiro
B3. Margem de contribuição e lucratividade
B4. Indicadores financeiros
C1. Planejamento de Marketing
C2. Mídias online
C3. Mídias Off-line
C4. Relação com clientes
D1. Processos
D2. Qualidade
D3. Logística
E1. Recrutamento e seleção
E2. Treinamento e desenvolvimento
E3. Retenção de talentos
São feitas as avaliações em cima de três itens fundamentais conforme segue abaixo:
Esse item é analisado os comportamentos em geral da empresa.
É o que a empresa possui de ferramentas gerais como máquinas, sistema e etc.
É a técnica que a empresa possui como conhecimento nas aplicações dos processos tanto, operacional, produção e organizacional.
Essa etapa é a mais importante, pois serão as bases para as tomadas de decisões e implantações das ações a serem executadas para que a empresa consiga resolver os gaps encontrados para uma estruturação sólida e eficaz, que garantirá o crescimento ideal e a sustentabilidade a longo prazo.
Apenas saber o que há de errado com a sua empresa não basta.
Devemos perguntar: o que podemos fazer para melhorar essa situação?
Com base nas informações coletadas e nas análises feitas, a consultoria junto com os gestores propõe, soluções efetivamente capazes de corrigir o que quer que esteja impedindo o seu negócio de crescer.
Porém, vale lembrar que essas medidas não serão implantadas e surtirão efeito da noite para o dia.
Tudo precisa ser estrategicamente pensado, com um plano de ação bem definido.