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Gestão Estratégica de Negócios

Em tempos em que as mudanças no mercado são rápidas e a concorrência é grande, é fundamental contar com uma gestão estratégica de negócios. Dessa forma, todas as decisões podem ser analisadas antes que sejam colocadas em prática e seus efeitos sejam sentidos de forma mais eficiente.

São inúmeras as definições tanto de “plano” quanto de “estratégia”, todavia, existem algumas diferenças básicas entre as duas conceituações. Em linhas gerais, a estratégia é a síntese de uma ideia, que surge da criatividade, sendo qualquer um capaz de estabelecê-la para alcançar objetivos. Já o plano, remete a uma análise fundamentada em metodologia específica, requerendo conhecimento formal, tendo por objetivos a realização de projetos.

A união das duas palavras: Plano + Estratégia, gera a ideia de ação (hands on) surgindo o Planejamento Estratégico. Neste conceito, são agregadas peças para compor um sistema que se utiliza de metodologias específicas, com base em criteriosa análise da conjuntura e de cenários prospectivos, para definir metas, onde ressalta-se que estas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e devem permitir acompanhamento, tendo um tempo definido para ocorrer.

Para alcançar grandes objetivos, devem-se estabelecer pequenas metas. Todo o planejamento deve ter por base os recursos disponíveis, tanto de pessoal, quanto de material, para que, a partir daí, possam ser definidas as linhas de ação para a consecução dos objetivos propostos.

Outro fator a ser considerado no Planejamento Estratégico é que já devem existir respostas para indagações como: “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quando?” e “onde?”, sendo procedido de rigorosa análise das linhas de ação propostas e da decisão sobre qual caminho seguir.  

Todo planejamento estratégico tem por finalidade alcançar o sucesso, que pode ser definido como conseguir o que se quer

O que é a gestão estratégica de negócios?

Gestão estratégica pode ser definida como o gerenciamento dos recursos de uma instituição com o objetivo de alcançar as metas estipuladas. Dessa forma, é uma maneira para gerir a empresa com foco em planos estratégicos, que incluem toda a estrutura organizacional da empresa.

gestão estratégica de negócios conta com:

  • a definição de objetivos;
  • a análise do ambiente organizacional e de mercado;
  • a avaliação das estratégias;
  • os meios utilizados para o alcance da meta pretendida;
  • os recursos a serem utilizados pela gestão;
  • o tempo limite para a execução das etapas;
  • as formas de execução de cada ação;
  • a implementação;
  • o acompanhamento.

 

Em um processo de gestão, compara-se como a instituição se posiciona aos seus principais concorrentes, procurando as principais oportunidades e ameaças, tanto dentro da empresa quanto no mercado.

gestão estratégica de negócios faz uma análise de todas as decisões antes que elas sejam implementadas. Para tanto, é necessário:

 

  • analisar quais são as fraquezas e forças;
  • formular planos de ação;
  • executar esses planos;
  • avaliá-los.

O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”

Tudo isso significa que planejar é essencial para ter sucesso desde o início do negócio.

Com um bom plano, você consegue definir metas, traçar estratégias, antecipar problemas e monitorar seu progresso em qualquer projeto e iniciativa da empresa.

Por isso, o planejamento estratégico substitui a “gestão por intuição” e ajuda empreendedores a enxergarem mais claramente os rumos do negócio.

Existe uma variedade de ferramentas analíticas e técnicas que são usadas no planejamento estratégico segue as que usamos nas empresa conforme a necessidade e cultura de cada empresa.

  • Análise PEST, que cobre os elementos remotos de ambiente externo, como políticos, econômicos, sociais e tecnológicos (PESTLE acrescenta legal/regulatório e ecológico/ambiental);
  • Planejamento de cenários, que foi originalmente usado nas forças militares e recentemente usado por grandes corporações para analisar cenários futuros;
  • Análise das cinco forças de Porter, que aborda a atratividade da indústria e a rivalidade através do poder de barganha dos compradores e fornecedores e a ameaça de produtos de substituição e novos concorrentes no mercado;
  • Análise SWOT (strength, weakness, opportunities, threats) , que aborda as forças e fraquezas internas em relação às oportunidades e ameaças externas;
  • Matriz de parcela de crescimento BCG, que envolve decisões de portfólio sobre quais empresas reter ou alienar;
  • Balanced Scorecards e mapas de estratégia, que cria um quadro sistemático para medir e controlar a estratégia;
  • Metodologia S.M.A.R.T (specific; measurable; achievable; relevant; time based) , que utiliza critérios para orientar as definições dos objetivos e metas.

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