Em tempos em que as mudanças no mercado são rápidas e a concorrência é grande, é fundamental contar com uma gestão estratégica de negócios. Dessa forma, todas as decisões podem ser analisadas antes que sejam colocadas em prática e seus efeitos sejam sentidos de forma mais eficiente.
São inúmeras as definições tanto de “plano” quanto de “estratégia”, todavia, existem algumas diferenças básicas entre as duas conceituações. Em linhas gerais, a estratégia é a síntese de uma ideia, que surge da criatividade, sendo qualquer um capaz de estabelecê-la para alcançar objetivos. Já o plano, remete a uma análise fundamentada em metodologia específica, requerendo conhecimento formal, tendo por objetivos a realização de projetos.
A união das duas palavras: Plano + Estratégia, gera a ideia de ação (hands on) surgindo o Planejamento Estratégico. Neste conceito, são agregadas peças para compor um sistema que se utiliza de metodologias específicas, com base em criteriosa análise da conjuntura e de cenários prospectivos, para definir metas, onde ressalta-se que estas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e devem permitir acompanhamento, tendo um tempo definido para ocorrer.
Para alcançar grandes objetivos, devem-se estabelecer pequenas metas. Todo o planejamento deve ter por base os recursos disponíveis, tanto de pessoal, quanto de material, para que, a partir daí, possam ser definidas as linhas de ação para a consecução dos objetivos propostos.
Outro fator a ser considerado no Planejamento Estratégico é que já devem existir respostas para indagações como: “o quê?”, “como?”, “quem?”, “quando?” e “onde?”, sendo procedido de rigorosa análise das linhas de ação propostas e da decisão sobre qual caminho seguir.
Todo planejamento estratégico tem por finalidade alcançar o sucesso, que pode ser definido como conseguir o que se quer
O que é a gestão estratégica de negócios?
Gestão estratégica pode ser definida como o gerenciamento dos recursos de uma instituição com o objetivo de alcançar as metas estipuladas. Dessa forma, é uma maneira para gerir a empresa com foco em planos estratégicos, que incluem toda a estrutura organizacional da empresa.
A gestão estratégica de negócios conta com:
Em um processo de gestão, compara-se como a instituição se posiciona aos seus principais concorrentes, procurando as principais oportunidades e ameaças, tanto dentro da empresa quanto no mercado.
A gestão estratégica de negócios faz uma análise de todas as decisões antes que elas sejam implementadas. Para tanto, é necessário:
O planejamento estratégico é um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio, incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
Tudo isso significa que planejar é essencial para ter sucesso desde o início do negócio.
Com um bom plano, você consegue definir metas, traçar estratégias, antecipar problemas e monitorar seu progresso em qualquer projeto e iniciativa da empresa.
Por isso, o planejamento estratégico substitui a “gestão por intuição” e ajuda empreendedores a enxergarem mais claramente os rumos do negócio.
Existe uma variedade de ferramentas analíticas e técnicas que são usadas no planejamento estratégico segue as que usamos nas empresa conforme a necessidade e cultura de cada empresa.